Conheça e

Conheça e

Jardineira Joana com pelos de catetos e queixadas em um dos seus campos para sua tese de doutorado

abrace nossas causas

abrace nossas causas

Jardineira Joana abraçando um exuberante pequi-preto na REBIO Córrego Grande , ES.

e apaixone-se pelo que a natureza nos oferece.

e apaixone-se pelo que a natureza nos oferece.

Jardineira Natália

Por aqui,

Por aqui,

Jardineiro Jardel na captura de uma anta.

continuaremos plantando novas ideias

continuaremos plantando novas ideias

Enquanto as antas estão

Enquanto as antas estão

Jardineira Danielle conhecendo a anta malaia no zoológico na Malásia.

lá nas florestas

lá nas florestas

plantando novas árvores.

plantando novas árvores.

Germinação de sementes nas fezes de anta.

Convidamos você,

Convidamos você,

Jardineira Natália em um dos campos do Pró-Tapir.

a conhecer nossa biodiversidade.

a conhecer nossa biodiversidade.

Jardineira Jaiany com um sapo-de-chifre.

E se transformar

E se transformar

Jardineira Jaiany

em um jardineiro da conservação.

em um jardineiro da conservação.

Jardineira Natália.

Olá, sejam Bem-vindos!

Olá, sejam Bem-vindos!

Jardineira Andressa Gatti.

Conheça mais sobre

Conheça mais sobre

Jardineiro Ricieri

nossa equipe,

nossa equipe,

Jardineiro Ricieri

nossa rotina de trabalho e

nossa rotina de trabalho e

Jardineira Jade.

nossos objetivos.

nossos objetivos.

Fazenda Cúpido e Refúgio, Linhares, Espírito Santo.

atuamos com jardineiros

atuamos com jardineiros

Jardineira Bruna

dispersando,

dispersando,

Jardineira Andressa.

cuidando e

cuidando e

Jardineira Jade.

plantando novas ideias

plantando novas ideias

Jardineira Bruna.

como nossa amiga anta.

como nossa amiga anta.

Anta, a jardineira das Florestas. Registro de uma armadilha fotográfica.

Aqui é mais uma plataforma para

Aqui é mais uma plataforma para

Reserva da Vale, Linhares, ES.

dispersarmos nossas sementes.

dispersarmos nossas sementes.

Foto: Herone Fernandes Filho

EQUIPE

O Pró-Tapir possui uma excelente equipe de pesquisadores e colaboradores para tornar a conservação dos ungulados no Espírito Santo uma realidade!

A equipe é liderada pela bióloga Dra. Andressa Gatti, membro do Grupo de Especialistas em Antas, da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), e conta com a participação de biólogos e médicos veterinários, de diferentes instituições de ensino e pesquisa, no Brasil.

MEMBROS DA EQUIPE

Andressa Gatti

Coordenadora Geral

Andressa.jpeg

Andressa é a idealizadora e coordenadora do programa Pró-Tapir. Ela é mestre e Doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Andressa possui experiência  na área de Ecologia, Manejo e Conservação da Fauna desde 2000, desenvolvendo diversos projetos, especialmente com os mamíferos de médio e grande porte. Seus temas de estudo abrangem conservação e ecologia de mamíferos, especialmente, antas, catetos e queixadas.

Joana Zorzal Nodari

Pesquisadora

20190524_125541_edited.jpg

Joana é bióloga e aluna de doutorado em Biologia Animal (UFES). Participa como colaboradora do Pró-Tapir desde 2013, e atualmente desenvolve sua tese sobre a estrutura e diversidade genética das populações de queixadas e catetos, visando ações de conservação na Mata Atlântica. Além disso, contribui em outras atividades, como divulgação científica, sensibilização ambiental, produção científica e mídias sociais.

Natália Trevisani

Graduanda

ENSAIO%20PROTAPIR%20T%20SHURT-107-Editar

Graduanda em Ciências Biológicas pela UFES, é integrante do projeto desde 2018. Realiza dois trabalhos de conclusão de curso pelo programa. O de bacharelado busca verificar se existe um padrão reprodutivo das antas, que ocorrem no Complexo Florestal Linhares-Sooretama, no Espírito Santo. E a monografia de licenciatura foca, essencialmente, sobre educação ambiental. Natália também participa das atividades em campo e das ações de sensibilização do Pró-Tapir.

Danielle de Oliveira Moreira

Coordenadora de Projetos

Dani_2017.jpg

Coordenadora de projetos do Pró-Tapir desde 2011, Danielle é doutora e mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Ela participa diretamente ou indiretamente dos vários projetos de pesquisa do Pró-Tapir, principalmente sobre uso do habitat e ocupação de mamíferos, influência da paisagem, identificação de indivíduos por pegadas e conflitos entre os mamíferos silvestres e produtores rurais. Atualmente, Danielle é pesquisadora bolsista do Instituto Nacional da Mata Atlântica. Seus temas de estudo também abrangem modelagem de nicho e distribuição de espécies, seleção de áreas prioritárias para conservação, risco de extinção e história da zoologia.

Jade Huguenin

Comunicação e Mídias Sociais

Jade_edited.jpg

Formada em Ciências Biológicas pela UFES, é colaboradora do Pró-Tapir desde 2015. Jade também atua como Consultora Ambiental, prestando serviços dentro e fora do ES. Seus principais campos de interesse estão relacionados à ecologia e conservação da mastofauna terrestre de médio e grande e porte. Atualmente, faz parte do gerenciamento de redes sociais e produz conteúdo de difusão científica e sensibilização ambiental para o Pró-Tapir. Além disso, contribui em outras atividades, como produção científica, vendas e gerenciamento de recursos financeiros.

Ricieri

Graduando

ENSAIO%2520PROTAPIR%2520T%2520SHURT-107-

Graduando em Ciências Biológicas pela UFES, é integrante do projeto desde 2018. Realiza seu trabalho de conclusão de curso pelo Pró-Tapir, com o objetivo de avaliar a interação entre besouros rola-bosta e mamíferos no Complexo Florestal Linhares-Sooretama, através das imagens obtidas pelas armadilhas fotográficas. Além disso, auxilia na organização dos dados obtidos nos monitoramentos por armadilhas fotográficas do Pró-Tapir.

Jardel Brandão Seibert

Pesquisador

Jardel é pesquisador do Pró-Tapir desde 2011, Jardel tem interesse em ecologia alimentar e espacial de mamíferos. Mestre (2015) em Ciências Biológicas (Biologia Animal), pela Universidade Federal do Espírito Santo. O objetivo da sua dissertação foi descrever o padrão de frugivoria de Tapirus terrestris, na RPPN  Recanto das Antas e na Rebio Córrego do Veado, no norte do estado do Espírito Santo.

Bruna Pacheco Pina

Difusão Científica

Bruna é formada em bacharel e licenciatura em Ciências Biológicas pela UFES. Colabora com o Pró-Tapir desde 2018, atuou no monitoramento de armadilhas fotográficas e em ações de educação ambiental. Hoje, produz conteúdo de difusão científica, é responsável pela diagramação dos conteúdos e participa de ações de sensibilização ambiental. Além disso, gerencia a área administrativa e financeira do Pró-Tapir.

Jaiany Andrade

Graduanda

Jay2.jpg

Graduanda em Ciências Biológicas pela UFES, participa do Pró-Tapir desde 2019. Juntamente com a Natália, realiza seu trabalho de conclusão de curso de licenciatura, que foca em educação ambiental, em escolas. Além disso, auxilia no conteúdo produzido nas nossas mídias sociais.