CSI dos pelos!

Atualizado: 23 de Mai de 2020

Por Joana Zorzal 

Entre os dias 7 e 13 de Março partimos para a primeira aventura oficial do meu doutorado: buscar pelos de cateto (Pecari tajacu) e queixada (Tayassu pecari) para avaliar a estrutura e diversidade genética nas Reservas Biológicas Córrego Grande (Conceição da Barra/ES) e Córrego do Veado (Pinheiros/ES), respectivamente.


Para essa aventura, tive a incrível ajuda da Dra. Andressa Gatti (coordenadora do Pró-Tapir) e do Msc. Victor Vale, pessoas maravilhosas que encararam com muito bom humor todas as adversidades do campo (carrapatos, vespas, chuva, arranhões, entre outros).

Victor, Andressa e Joana.
Equipe dos sonhos!

No primeiro dia em cada reserva, nós íamos às localidades onde esses animais poderiam ser encontrados (contando é claro com o auxílio dos funcionários José Ramos e Sr. Heleno), sempre buscando por vestígios dessas espécies, como pegadas e áreas reviradas. Nesse lugares, aproveitamos também para fazer a busca ativa por pelos, isto é, encontrá-los no substrato.




Após selecionar as áreas, chega o grande momento: instalar os cercadinhos! Claro que pra quem tem experiência em mexer com arame farpado, tudo fica bem mais fácil, mas para nós, foi difícil pegar o jeito.


Mas aí vocês devem estar pensando, não machuca os animais? Não mesmo, eles passam super bem pelos arames e nos deixam os preciosos pelinhos! Ao lado, imagens das duas espécies nos cercadinhos instalados no Complexo Florestal Linhares/Sooretama, que inclui, por exemplo, a Reserva Biológica de Sooretama e a Reserva Natural Vale. 


Após esse esforço para coletar os pelos, o trabalho continua, porém, no Núcleo de Genética Aplicada à Conservação da Biodiversidade, mas aí, é uma outra etapa e com metodologia própria.


Com o fim dessa primeira campanha, pude conhecer ainda mais das áreas de estudo e me preparar para as próximas aventuras. Claro, com a ansiedade de que daqui a um mês encontremos muitos pelinhos lindos!


Equipe na Reserva Biológica Córrego Grande
Equipe na Reserva Biológica do Córrego do Veado

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo