Plantando Novas Ideias - Os Predadores da Mata Atlântica

Atualizado: 29 de Jul de 2021

Texto por Jaiany Andrade e Natália Trevisani


Olá, jardineiro! Chegou a terceira edição do Plantando Novas Ideias (PNI), que leva conteúdo informativo científico por meio dos “cartões semente”. A primeira e segunda edição foram um sucesso entre os educadores! Nelas pudemos conhecer mais sobre como a Dona Anta e os seus amigos da floresta, como o muriqui, ajudam a manter a floresta viva.


Nessa edição, abordamos o tema “Os Predadores da Mata Atlântica”, na qual falamos sobre a importância dos nossos amigos predadores para a manutenção do ecossistema e, em especial, sobre os felinos da Mata Atlântica. A ideia é que todos possam conhecer um pouco mais sobre as características e importância desses animais. Essa edição é ainda mais especial, porque conta com a participação da Dra. Ana Carolina Srbek de Araujo, coordenadora do Projeto Felinos (@projeto_felinos no Instagram).


Ah e tem mais! Essa edição será usada para o Trabalho de Conclusão de Curso de duas integrantes da equipe Pró-Tapir: a Jaiany Andrade e a Natália Trevisani. Elas pretendem defender sua monografia esse ano ainda, tendo como título “Plantando Novas Ideias: materiais paradidáticos aliados à conservação da biodiversidade” sob a orientação da Dra. Maria do Carmo Pimentel Batitucci e coorientação da Dra. Andressa Gatti.




Muito obrigada a todos que contribuíram com essa edição! E como acreditamos que a arte é uma grande aliada à conservação da biodiversidade, neste Dia Mundial da Conservação da Natureza não poderíamos deixar de agradecer aos nossos artistas parceiros Dayeni Schuttz, Itatiele Farias Vivian, Marcos Vinicius Freitas da Silva e Pedro Busana por cederem lindas ilustrações para abrilhantar ainda mais esse PNI. Aproveitem para conhecer o trabalho incrível desse pessoal!


Abaixo estão os links para download dos arquivos em PDF: Esta é a versão para os Educadores, 3° edição:

Educadores_PNI_Predadores_da_Mata_Atlântica
.pdf
Download PDF • 71.05MB

Esta é a versão para os Estudantes, 3° edição:

Estud