top of page

Jogo Desafio das Armadilhas

Atualizado: 12 de ago. de 2022

Por Patricia Bellon e Gabriel Luis Olá, Jardineiro!


Você já pensou em ensinar seus alunos brincando?! Preste atenção no texto, porque temos uma nova semente para dispersar.


Estamos disponibilizando um jogo de cartas didático e colaborativo chamado Desafio das Armadilhas, que poderá ser utilizado com crianças de 8 anos ou mais.


Jogo Desafio das Armadilhas
Logo do jogo Desafio das Armadilhas.

Este jogo aborda o tema combate à caça de animais silvestres que, apesar de ser proibida no país desde a década de 60, infelizmente continua a ser praticada em todo o Brasil. Na Mata Atlântica, bioma que abriga cerca de 70% da população brasileira, é possível ver ainda mais os prejuízos causados pela caça ilegal.


A motivação para criação do jogo foi a ideia de utilizar uma atividade lúdica para sensibilizar os alunos em sala de aula sobre a problemática da caça ilegal. Com o jogo, esperamos que eles compreendam os prejuízos desta prática e a importância da preservação da biodiversidade, assuntos que são fundamentais, não é mesmo?



Na atividade, o professor atua como mediador do jogo, e coloca-se disponível para tirar as dúvidas dos estudantes, já os alunos, formam um grupo de até 6 pessoas, para jogarem juntos.


O objetivo principal do jogo é colaborar com outros jogadores para destruir todas as 7 Armadilhas antes que os Caçadores as recuperem, em um formato de jogo da memória com regras especiais.


Para destruir uma armadilha, os jogadores devem encontrar tanto a carta da Armadilha, como a carta da Sabedoria equivalente:

Também existem outras categorias de cartas, que podem atrapalhar ou ajudar os jogadores. Por exemplo, as cartas de Agente Fiscal ou Biólogo dão vantagem aos jogadores, e as cartas Caçador e Tráfico de Animais dão vantagem ao caçador. Além das cartas informativas sobre os Animais, que são vítimas da caça.


Os jogadores vencem quando todas as 7 Armadilhas tiverem sido destruídas, mas perdem caso 3 cartas Caçador apareçam durante o jogo.


Ah, e tem mais! A proposta do jogo será usada como base para o Trabalho de Conclusão de Curso de Patricia Bellon e do Gabriel Luis, os autores do material, tendo como título Desafio das Armadilhas: jogo como ferramenta de educação ambiental para preservação da fauna sob a orientação da Dra. Viviana Borges Corte.

E você que não é professor, mas ficou curioso com o jogo?! Baixe as cartas e venha também participar do Desafio das Armadilhas!


Esperamos que este jogo contribua para a educação ambiental e conscientização dos jogadores.


No link a seguir, disponibilizamos o arquivo em .pdf para download e impressão em A4. Sugestão: Imprimir as cartas em folhas de gramatura acima de 90g para facilitar o manuseio das cartas.

jogo_desafio_das_armadilhas
.pdf
Download PDF • 1.39MB

Este jogo é de autoria e propriedade de Patricia Bellon e Gabriel Luis e não deve ser comercializado.

 

Caso queira entrar em contato e nos dar um feedback do jogo, por favor, envie um e-mail para (institutoprotapir@gmail.com). Ficaremos muito felizes com seu relato.


Bom divertimento!







647 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page